Educação Física - Licenciatura
Ensino

Historicamente, principalmente a partir da década de 80, a área de conhecimento da Educação Física vem, com base em debates de vários grupos, se modificando. Especialmente se considerarmos o aparato legal que envolvia a área anteriormente a essa época. Estávamos fortemente marcados por uma Educação Física alienadora advinda das influências do período da Ditadura Militar.

Apontamos a década de 80 como um período de grandes transformações filosóficas como conseqüência desses debates na esfera da ciência e da política no Brasil. Em termos de Educação Física na escola estávamos regidos pelo decreto 69450/71 o qual considerava a Educação Física como Atividade Curricular obrigatória na Educação Básica. Após alguns anos com a LDB atual (9394/96) a Educação Física passa a ser considerada como Componente Curricular. Atividade é um aspecto sem uma sistematização curricular diferentemente de Componente o qual compõe o currículo. Com essas e outras transformações, os currículos, também no Ensino Superior, sofreram modificações justamente para atender e levar os futuros professores a entenderem essas mudanças. Nesse sentido, o nosso grande desafio é levar a geração de futuros Professores de Educação Física a compreender o que significa uma área de conhecimento ser considerada como componente curricular na escola.

Diante dessa afirmação, a Licenciatura forma o Professor de Educação Física que, além de atuar como professor do COMPONENTE CURRICULAR Educação Física, também pode atuar com o treinamento escolar, compreendendo a escola como lócus de sua atuação.

Sendo o primeiro Curso de Licenciatura da Faculdade ASCES após os seus 52 anos de existência e o primeiro Curso do Agreste de Pernambuco nessa área específica, a Licenciatura em Educação Física foi autorizada pelo MEC através da Portaria n.337, publicada em 04/02/2011 .

Perfil profissional;

1. O perfil idealizado para o egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física é de um profissional com formação generalista, humanista e crítica, cuja intervenção fundamenta-se na competência técnico-profissional, com base no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável. Deve estar qualificado para analisar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura corporal de movimento, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas.

O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar.

Coordenadora:
Professora: MS. Roberta de Granville Barboza