Portal Asces-Unita - A gente existe para mudar a vida das pessoas!  

Faculdade Asces
 
Graduação
Enfermagem
Ensino

A Enfermagem é a ciência que estuda o cuidado aplicado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe, além do oferecimento de atividades de promoção e proteção da saúde e prevenção e recuperação de doenças.

Sua apresentação nos processos históricos decorre da prática de assistência à saúde de modo quase instintivo. Num primeiro estágio da civilização, estas ações garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência, estando na sua origem, caracterizado pela prática do cuidar nos grupos nômades primitivos.

Em seus primórdios, a profissão tinha estreita relação com a maternidade, e era exclusivamente feita por mulheres. A enfermagem moderna começou a se desenvolver no século XIX, através de Florence Nightingale, que estruturou seu modelo de assistência depois de ter trabalhado no cuidado de soldados durante a guerra da Criméia.

No Brasil, a profissão Enfermagem teve seu primeiro passo com a Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, no qual foi disposto a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem que exercem o poder de controle e fiscalização dos procedimentos da profissão. Já em 1986, a profissão foi regulamentada com a Lei nº 7.498, de 25 de junho.

Entre as principais atribuições para o profissional de enfermagem estão:

- Promoção da qualidade de vida e contribuição para que o meio ambiente torne-se mais saudável.
- Execução, no nível de suas competências, ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária nas áreas de atenção a criança, ao adolescente, a mulher, ao trabalhador e ao idoso.
- Desenvolvimento de ações para capacitação dos ACS e auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho de suas funções junto ao serviço de saúde.
- Discussão de forma permanente, junto a equipe de trabalho e comunidade, o conceito de cidadania, enfatizando os direitos de saúde e as bases legais que os legitimam.
- Participação do processo de programação e planejamento das ações e da organização do processo de trabalho das unidades de Saúde da Família.

A Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces, trouxe para o interior de Pernambuco, o curso de Enfermagem que é inovador por possuir dinâmica curricular integrada. O bacharelado foi autorizado pelo MEC através da Portaria nº 4.336, publicada em 14/12/2005. As primeiras turmas começam a funcionar no ano de 2006.

São oferecidas 100 vagas por ano, sendo 50 vagas na primeira entrada no turno da noite, com aulas aos sábados pela manhã. As outras 50 vagas são oferecidas na segunda entrada, no turno da manhã.

 

1º semestre
50 vagas (noite)
2º semestre
50 vagas (manhã)

 


Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000