Biomedicina
Ensino

A Biomedicina é uma das profissões mais novas da área da saúde. A Asces implantou, em 2004, o primeiro curso de Biomedicina do Agreste de Pernambuco. Com enfoque no diagnóstico laboratorial de excelência, na pesquisa científica e nas mais diversas análises biológicas, tem como objetivo formar profissionais que sejam capazes de contribuir, dentro de suas competências, para uma melhor qualidade de vida da sociedade. O biomédico atua em várias áreas, havendo mais de trinta habilitações devidamente estabelecidas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina.

O curso de Biomedicina da Asces possui um grande percentual de aulas práticas, dedicando o último ano apenas para estágios supervisionados em áreas como Análises Clínicas, Citologia Oncótica, Imagenologia, Bromatologia, Banco de Sangue e Hemoderivados, dentre outras, contabilizando 1000 horas de estágio curricular. Conta com um Laboratório Escola na própria instituição, em pleno funcionamento com atendimento à comunidade em geral, inclusive ao SUS. A articulação teórico-prática em cenários reais de aprendizagem acontece também através de parcerias com hospitais, maternidades, clínicas e centros de pesquisa na cidade de Caruaru e outros locais, inclusive com outros estados e países, possibilitando o intercâmbio de estagiários do curso de Biomedicina da Asces para esses locais, bem como a vinda de estudantes de outras faculdades para a Asces.

A vivência da interdisciplinaridade, correlacionando e interpretando os diferentes achados laboratoriais, acontece com a existência de disciplinas exclusivas em sua dinâmica curricular, como, por exemplo, os Laboratórios Integrados I, II e III. A prestação de serviços de saúde à comunidade, através do envolvimento dos discentes em projetos de extensão, é uma prática desde o início do curso. A Biomedicina teve, desde sua criação, suas atividades diversificadas e ampliadas. Com o perfil generalista, o biomédico deverá ser dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, gestão administrativa, e tomada de decisões, estando em constante sintonia com as mudanças ocorridas na área da saúde.

O mercado de trabalho na área de Biomedicina é amplo e bastante promissor. A excelência nas análises clínicas destaca o profissional, estando o biomédico inserido no dia-a-dia das universidades, laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas, empresas, institutos de pesquisa e indústrias. Algumas das áreas de atuação legalmente atribuídas ao biomédico: acupuntura, análises clínicas e banco de sangue, análises ambientais, análises bromatológicas, bioindústria e bioempresa, biologia molecular, citologia oncótica, estética, imagenologia e radiologia, informática em Saúde, reprodução humana assistida, saúde pública, dentre outras.

Para atuarem, os profissionais desta área devem estar inscritos em seus conselhos regionais de biomedicina para recebimento de sua inscrição profissional (CRBM). Os biomédicos são supervisionados pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de três de setembro de 1979 e Decreto Federal n° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais de Biomedicina. A Asces foi a primeira, entre as Instituições de Ensino Superior privadas em Pernambuco, a ser autorizado pelo MEC, através da portaria nº 3.292, publicada em 07/11/2003, tendo formado a primeira turma de bacharéis do interior do Estado, em julho de 2008.

São oferecidas 90 vagas por ano, distribuídas da seguinte forma:

1º semestre
45 vagas (manhã)