Engenharia Ambiental
Ensino

A Engenharia Ambiental é definida como o ramo da engenharia que se preocupa com a proteção do meio ambiente, sobretudo contra os efeitos potencialmente adversos das atividades humanas.

O curso de Engenharia Ambiental da ASCES é o primeiro do interior de Pernambuco e oferece um enfoque que permitirá ao profissional egresso a capacidade de prever, solucionar e gerenciar os problemas relacionados à sustentabilidade ambiental tanto na região, como em todo o país.

Dentre as diversas disciplinas e áreas temáticas do curso, destacamos aquelas voltadas para a Ecologia, Educação Ambiental, Meteorologia e Climatologia, Gestão de Resíduos Sólidos, Tratamento de Efluentes Industriais, Direito Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Estudos de Impactos Ambientais e Gerenciamento da Qualidade do Ar.

Perfil Profissional

O Engenheiro Ambiental é o profissional apto para realizar trabalhos inerentes à gestão e ao planejamento ambiental, bem como na análise e na aplicação de tecnologias utilizadas na concepção e execução de projetos ambientais. Através da avaliação de impactos ao meio ambiente, promove soluções que visem à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, além de atuar nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, epidemiologia ambiental e a recuperação dos recursos naturais.
Mercado de Trabalho
Por se tratar de uma profissão fortemente demandada, o mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é bastante promissor. No cenário atual, momento em que se busca minimizar os impactos e propor soluções mais limpas, o profissional desta área pode atuar como consultor e/ou projetista autônomo, bem como em órgãos públicos de fiscalização, regulação e planejamento. Atua, também, nas empresas estatais e privadas, sobretudo em indústrias de segmentos passíveis de maior atenção ambiental, além de universidades (ensino e pesquisa) e em agências de desenvolvimento tecnológico.

Diante desse quadro, estima-se a abertura de inúmeros postos de trabalho para o Engenheiro Ambiental em todo o país, onde se constata que a oferta de trabalho é maior do que aquela que o mercado atual é capaz de suprir, assegurando ao profissional a oportunidade de efetiva atuação na área do curso.

Duração do curso: 5 anos
Reconhecido pela Portaria no. 428 do Diário Oficial da União (D.O.U) de 28/07/2014, publicada no dia 31/07/2014
Regime Escolar: Seriado/Semestral.
Horário: Manhã e Noite.
Numero de vagas: 100 vagas anuais.

e-mail: ambiental@asces.edu.br
Fone: 81 2103-2000

São oferecidas 100 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

1º semestre
50 vagas