Engenharia de Produção

Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos

Turno: noite (1ª. entrada) / manhã (2ª. entrada)

Perfil Profissional: O Engenheiro de Produção é competente para trabalhar desde o projeto do produto, dos processos de fabricação e das instalações necessárias para tanto, até os aspectos estratégicos, tais como o planejamento de investimentos, análise de negócios e a gestão de tecnologias. Participam da integração dos diferentes elos de uma cadeia produtiva, buscando um planejamento cooperativo entre empresas, clientes e fornecedores, visando oferecer produtos inovadores com alta qualidade, baixos custos e, sempre adequados aos diferentes mercados. É, ainda, capaz de promover a transposição dos conceitos originários da manufatura para as empresas de serviços.

Campo de atuação: Atua em vários setores, tais como as indústrias em geral (papel, fármacos, vestuário, automóveis, eletrodomésticos, equipamentos, alimentos, móveis, etc.), bem como em empresas de serviços, a exemplo das empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, consultoria em qualidade e hospitais, dentre outras. Está presente, também, nas instituições e empresas públicas responsáveis pela oferta de infraestrutura e, ainda, em empresas privadas de diversos setores, tais como os de petróleo, telefonia e siderurgia. Exerce relevante função na gestão da produção e da qualidade; na gestão econômica, estratégica, organizacional e ambiental; e na gestão da pesquisa operacional e do conhecimento organizacional.

Diferencial: Apresenta uma dinâmica curricular que proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional no campo da Gestão de Petróleo e Gás, na Gestão Industrial da Produção, bem como na Gestão de Serviços. Desde o terceiro período enseja projeto de extensão na área de energia solar fotovoltaica com interação com várias empresas regionais. Realizamos palestras com profissionais que atuam em empresas regionais e nacionais desde o primeiro período no ritmo de duas por semestre.