Portal Asces-Unita - A gente existe para mudar a vida das pessoas!  

Faculdade Asces
 
Graduação
Direito
Ensino

Direito é o ramo das ciências sociais aplicadas que tem como objeto de estudo o conjunto de todas as normas que regulamentam as relações sociais, ou seja, são normas que disciplinam as relações entre os indivíduos, desses para com o Estado e do Estado para com seus cidadãos, por meio de regras que permitam solucionar conflitos.

A palavra Direito vem do latim directum, que também deu origem ao português "directo". Directum, por sua vez, era o particípio passado do verbo dirigere que significa "dirigir" ou "alinhar". Para outros autores, a palavra faz referência à deusa romana da justiça, Justitia, que segurava em suas mãos uma balança com fiel. Dizia-se que havia justiça quando o fiel estava absolutamente perpendicular em relação ao solo: de rectum.

 O termo "direito" foi introduzido com o sentido atual já na Idade Média, aproximadamente no século IV. Várias línguas modernas usam o mesmo radical para "aquilo que é certo" ou "correcto" e para o direito. Ao longo da História diversas formas de ver-se esta ciência (ou área de conhecimento) foram ora aceitas, depois abandonadas: o Direito já foi visto como algo de "inspiração divina", ou tendo como fonte a "natureza", sempre como algo que tende a realizar a Justiça através de regras e do elemento coercitivo imposto pelo Estado, que o diferencia das demais normas sociais (éticas, morais e religiosas).

A Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces, Mantenedora das Faculdades de Direito e Odontologia de Caruaru e da Faculdade do Agreste de Pernambuco, percebendo essa constante necessidade humana em conhecer as relações jurídicas trouxe para o interior do Norte/Nordeste o primeiro curso de direito e desde 1959 a Asces tem formado ilustres personalidades das Ciências Jurídicas.

O curso de Bacharelado em Direito da Asces foi autorizado pelo MEC através da portaria n° 45.816, publicada em 16/04/1959, e reconhecido através do Decreto Federal n° 62.059, publicado em 05/01/1968.

 

São oferecidas 330 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

 

1º semestre
110 vagas (manhã)
120 vagas (noite)
2º semestre
50 vagas (manhã)
50 vagas (noite)

 


Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000