Engenharia Química
Ensino

Ao longo do tempo, a Engenharia Química transformou os processos industriais e se modificou pelas necessidades da sociedade. Atualmente, as perspectivas a curto e médio prazo estão voltadas para os desafios da indústria em relação ao crescimento sustentável, ou seja, na modificação de processos existentes e criação de novos processos que diminuam o impacto das atividades sobre meio ambiente. Além disso, existem os novos desafios de desenvolvimento de estruturas em escala nanométrica, da miniaturização de processos e do desenvolvimento de processos biotecnológicos para aumentar a oferta de alimentos para a população. A longo prazo, a substituição da matriz energética por alternativas renováveis e o desenvolvimento de bioprocessos economicamente mais viáveis consistem em necessidades importantes da sociedade.

PERFIL PROFISSIONAL

De acordo com a Lei Nº 24.693/94, os engenheiros químicos são reconhecidos como profissionais da área da química. Esse perfil de profissionais foi regulamentado conforme Decreto Lei Nº 85.877, de 07 de abril de 1981, que estabelece normas para execução da Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956, sobre o exercício da profissão de químico. Em qualquer de suas modalidades, o exercício da profissão de químico compreende um elenco de 16 (dezesseis) atividades, conforme apresentadas a seguir:

1.        Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas;

2.        Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas;

3.        Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas;

4.        Exercício do magistério, respeitada a legislação específica;

5.        Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas;

6.        Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos;

7.        Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade;

8.        Produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos;

9.        Operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos;

10.    Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção;

11.    Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais;

12.    Estudo, elaboração e execução de projetos de processamento;

13.    Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas;

14.    Estudo, planejamento, projeto e especificações de equipamentos e instalações industriais;

15.    Execução, fiscalização de montagem e instalação de equipamento;

16.    Condução de equipe de instalação, montagem, reparo e manutenção;

Os currículos dos profissionais da química se distinguem em:

·      Química: compreende os conhecimentos de química de caráter profissional;

·      Química Tecnológica: compreende os conhecimentos de química de caráter profissional e de tecnologia, abrangendo processos e operações da indústria química e correlatas;

·      Engenharia Química: compreendendo os conhecimentos de química de caráter profissional e de tecnologia, abrangendo processos e operações, planejamento e projeto de equipamentos e instalações da indústria química e correlatas.

Duração do curso: 5 anos
Reconhecido pela Portaria
Regime Escolar: Seriado/Semestral.
Horário: Manhã e Noite.
Número de vagas: 50 vagas anuais.

Fone: 81 2103-2000

São oferecidas 50 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

1º semestre

25 vagas