Faculdade Asces
Graduação
Odontologia
Ensino

A Faculdade Asces, instituição marcada pelo pioneirismo, criou o primeiro curso de Odontologia do interior do Norte-Nordeste do Brasil. Em 56 anos de existência, o Curso de Odontologia já formou centenas de profissionais altamente qualificados. O curso foi autorizado pelo MEC por meio do Decreto Federal nº 45.978, de 11/05/1959, e reconhecido pela portaria/MEC de renovação de reconhecimento nº 693 de 09.06.10 publicada no DOU de 10.06.2010.

Mantendo coerência com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Odontologia visa capacitar o Cirurgião-Dentista para enfrentar os problemas do processo saúde/doença no âmbito individual e coletivo dentro de uma perspectiva de atuação interdisciplinar e multiprofissional que respeite os princípios do sistema de saúde vigente e que atue com responsabilidade integral sobre a população. Nesse contexto os estudantes são inseridos em atividades práticas a partir do segundo período.

A Faculdade Asces foi a primeira instituição de ensino privada a implantar um Centro de Especialidades Odontológicas –CEO (parceria Brasil Sorridente do Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru-PE) oportunizando atividades de estágio também na média complexidade. Fomos a primeira instituição de ensino odontológico privada do nordeste a participar do programa federal pró-saúde. O Curso tem uma inserção na pesquisa através de projetos contemplados em editais da FACEPE  e CNPq, possuindo laboratório para essas atividades de iniciação científica. Além disso, tem ações de extensão realizadas pelos projeto Asa Branca, com atividades realizadas há mais de 10 anos no diagnóstico, prevenção  e tratamento do câncer de boca,  projeto Mestres do Sorriso, com atividades lúdicas e preventivas direcionadas ao paciente infantil em ambiente nosocomial, projeto Saúde Bucal Hospitalar com atividades articuladas com o Curso de Enfermagem em unidades de terapia intensiva, projeto  Tratamento Restaurador Atraumático-ART, com atividades de prevenção e diagnóstico precoce da cárie e restaurações pela técnica do ART em comunidades vulneráveis, projeto Semeando Saberes, que trabalha com hortas comunitárias em ambiente escolar numa perspectiva de educação popular também em saúde bucal numa visão interdisciplinar  e o projeto Geplan Bucal, com atividades de gestão, epidemiologia e planejamento em saúde bucal.

O curso de Odontologia enfatiza o perfil do Cirurgião-Dentista com formação generalista, crítica, reflexiva e humanista, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Dessa forma, o profissional estará capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação desse contexto em benefício da sociedade.

Anualmente são oferecidas 100 vagas. O curso é de tempo integral com 50 vagas no primeiro semestre e 50 vagas no segundo semestre.

Atualizado em 23/10/2015 

Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000