Administração Pública
Ensino

O curso de Administração Pública da ASCES, além de ser o único em Pernambuco, destaca-se pela integração e dinamismo de sua matriz curricular com as disciplinas agrupadas em nove eixos de conhecimento: Administração Pública; Psicologia e Comportamento; Finanças; Política e Sociedade; Direito; Formação e Pesquisa; Economia; Logística; Atualidades e Eletivas.

É o único curso do Brasil com o Laboratório de Políticas Públicas Municipais, que visa prestar consultoria a prefeituras da região na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas integradas.

Sua proposta pedagógica é promover a formação de administradores éticos, competentes e comprometidos com o bem estar social, capazes de, direta ou indiretamente, pensar, conceber e atuar na esfera pública em prol do desenvolvimento sustentável nacional.

O curso de Bacharelado em Administração Pública da Asces foi autorizado pelo MEC através da portaria n° 68/2009, publicada em 04/09/2009.

São oferecidas 100 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

1º semestre
50 vagas (noite)
2º semestre
50 vagas (noite)

Infra-Estrutura

A Faculdade do Agreste de Pernambuco / Asces possui excelente infra-estrutura, tendo climatizadas todas as salas de aula, com disponibilidade de uso de equipamentos audiovisuais, data-show, retroprojetor, entre outros. Além disso, oferece aos seus alunos, ambientes específicos para realização de pesquisas e práticas de extensão, tais como:

Biblioteca

A Biblioteca Professor Pinto Ferreira foi inaugurada por Tabosa de Almeida, em 11 de agosto de 1966, com o objetivo de atender a seus usuários de forma que facilitasse acesso e uso das informações disponíveis nos livros e periódicos.

Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços:

- Consulta aos materiais do acervo (livros, jornais, revistas científicas e informacionais fitas de vídeo, cd-rom);
- Orientação à pesquisa no catálogo automatizado;
- Pesquisa on-line via internet;
- Empréstimo automatizado;
- Atualização do acervo;
- Alerta Bibliográfico;
- Reserva de livros para empréstimo;
- Acesso a redes de informação.

Núcleo de Pesquisa e Extensão - NPE

Através do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE), desenvolvem-se atividades de iniciação científica, grupos de estudo e de monitoria e ainda se trabalha na organização de simpósios, fórum de debates e atividades de extensão universitária e de pesquisa junto à instituições públicas e privadas. Além do mais, realiza eventos que envolvam os estudantes e a comunidade em geral.

Perfil Profissional

Atuar no âmbito público é ter a consciência de ser um profissional cidadão que se preocupa com o uso eficiente e justo da máquina pública para o bem estar da comunidade.

Os profissionais formados em Administração Pública são habilitados para o planejamento e gestão de políticas públicas, implementação de programas de responsabilidade social, gestão de organizações sociais, elaboração de programas governamentais e também são requisitados em agências reguladoras e de fomento social.

Mercado de Trabalho

O Administrador Público pode atuar profissionalmente nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) através dos órgãos de administração direta e indireta, tais como ministérios, secretarias estaduais e municipais, órgão de suporte ao poder público e organizações do Terceiro Setor, bem como as empresas privadas nas suas diversas interfaces com a esfera pública. Igualmente importante é a inserção na prestação de serviço de consultoria em planejamento e projetos. A carreira pública ainda é considerada uma escolha de trabalho seguro e estável.