Faculdade Asces
Graduação
Farmácia
Ensino

Farmácia é a ciência que estuda a manipulação de fármacos, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade, estudo de formas de aplicação de orientação ao usuário quanto ao uso racional do medicamento, criação e aplicação de métodos de identificação e dosagem de tóxicos. Estão também como atividades da profissão farmacêutica a pesquisa, desenvolvimento e produção de novas drogas, utilizando-se como fonte plantas, animais e minerais.

Conforme o ramo de atuação, a farmácia se alia a outras ciências para o desenvolvimento de métodos de identificação e quantificação de indicadores biológicos de patologias humanas e animais, desenvolvimento e aplicação de métodos de diagnósticos genéticos, microbiológicos e parasitários. Ainda se aliando a outras ciências, estuda os alimentos e desenvolve e aplica métodos de manipulação e controle de qualidade dos mesmos.

Seu símbolo, a cobra enrolada na taça tem origem na antigüidade grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça). Existe a lenda que conta que uma cobra enrolou-se no cajado de Hipócrates e quando estava para picá-lo, ele olhou para a serpente e disse: “se queres me fazer mal, de nada adiantará que me firas, pois tenho no corpo o antídoto contra tua peçonha. Se estás com fome, te alimentarei”. Então ele pegou a taça onde fazia misturas de ervas medicinais, colocou leite e ofereceu à serpente, esta desceu do cajado, enrolou-se na taça e bebeu o leite. Desta forma criou-se o símbolo da medicina (a cobra envolvendo o cajado) e o símbolo da farmácia (a cobra envolvendo a taça).

A profissão tem sua norma regulamentadora através da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, quando foi criado o Conselho Federal e os Conselhos regionais de Farmácia. A Asces, mantenedora da Faculdade do Agreste de Pernambuco, foi a primeira Instituição de Ensino Superior do interior do Estado a instalar o curso de Farmácia, autorizado pelo MEC através da Portaria nº 4.337, publicada em 14/12/2005. As primeiras turmas começam a funcionar no ano de 2006.



São oferecidas 100 vagas por ano, divididas em duas entradas:

1º semestre
50 vagas (Manhã)
2º semestre
50 vagas (Noite)


Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000