Faculdade Asces
Confira a entrevista com o Coordenador Nacional do Programa Brasil Sorridente
Com: Gilberto Pucca

Implantar e consolidar a primeira política nacional feita especificamente para tratar de saúde bucal no país. Essa foi e vem sendo a principal meta do Programa Brasil Sorri- dente do Governo Federal/Ministério da Saúde, implantado há oito anos, e que conta desde então com a coordenação nacional do cirurgião-dentista Gilberto Pucca. Além das ações de prevenção e tratamento básico, o programa promove o atendimento especializado e a reabilitação em saúde bucal, criando a Rede de Atenção à Saúde Bucal no SUS.

A seguir, uma entrevista com Pucca sobre os desafios nesta área e a parceria com a Faculdade Asces, primeira Instituição de Ensino Superior particular do Brasil a firmar convênio com o Ministério da Saúde.

Portal Asces - Como o senhor situa o Estado de Pernambuco no projeto de atenção pública a saúde bucal?

Gilberto Pucca -
O Estado de Pernambuco é um grande parceiro do Governo Federal na implantação do Brasil Sorridente. Nos sete anos do programa, foram implantadas mais de mil Equipes de Saúde Bucal no estado, além de 41 CEO’s e 9 sistemas de fluoretação de águas de abastecimento público. Além disso, observamos no estado um grande salto no número de procedimentos preventivos em odontologia, passando de cerca de 1 milhão no ano de 2005 para mais de 4 milhões em 2010.

Portal Asces - Caruaru, como cidade Polo e de convergência de milhares de pessoas carentes de uma macrorregião com mais de dois milhões de pessoas do Agreste Setentrional do Estado, tem recebido a atenção devida dentro dos projetos do Governo Federal?

Gilberto Pucca - Com certeza. Uma das primeiras clínicas inauguradas pelo presidente Lula dentro do Programa Brasil Sorridente foi a Clínica Asa Branca, de Caruaru. Desde então, o Ministério da Saúde vem constantemente realizando parcerias com Caruaru de apoio à implementação da política, seja doando equipa- mentos e insumos, como na disponibilização de recursos financeiros através de convênios e repasses sistemáticos. Tanto que, dos 41 CEO’s de Pernambuco, 3 estão em Caruaru, sendo um o CEO – Faculdade Asces.

Portal Asces -
Quais as previsões de resultados com a aplicação de uma política de saúde pública bucal inclusiva ao final do Governo Dilma?

Gilberto Pucca - Esperamos que o Brasil Sorridente possa, até o final do Governo Dilma, também chegar à população em extrema pobreza do Brasil. Por isso, nossos esforços estão direcionados no sentido de criar portas de entrada preferenciais para as pessoas com maior necessidade, ou seja, as pessoas em situações críticas de acesso à saúde e outros bens. Isso, é claro, sem deixar de lado o atendimento que já vem sendo prestado de forma contínua a toda a população.

Portal Asce - Quais os investimentos previstos para a saúde bucal no governo Dilma Roussef ?

Gilberto Pucca -
O Governo da Presidenta Dilma tem total compromisso com a saúde bucal. Os investimentos no setor estão sendo ampliados para que possamos implantar, até 2014, 8 mil novas equipes de saúde bucal, 400 novos CEO’s e 400 novos Laboratórios de Prótese Dentária.

Portal Asces - Qual o conceito e a relação que o ministério da saúde tem com a Faculdade Asces?

Gilberto Pucca -
O Ministério da Saúde sempre teve uma ótima relação com a Asces. Um dos primeiros CEO’s de Pernambuco foi o CEO que funciona dentro da instituição. Já levamos protocolos de atendimento desenvolvidos aqui para servirem de exemplo ao resto do país. Esperamos que esta parceria continue durante os próximos anos, gerando sempre esta troca de saberes. Com relação ao curso de Odontologia da Asces, ele conta com boa infraestrutura e um excelente quadro de docentes, dois quesitos fundamentais para garantir a qualidade de qualquer graduação.

Portal Asces - Com 52 anos de existência, como o senhor aborda o pioneirismo da Instituição e principalmente a importância do curso de Odontologia para população de Caruaru e Região?

Gilberto Pucca - Não tenho a menor dúvida da importância da Asces para a população de Caruaru e região. Um polo de ensino tão avançado como esse, com certeza garante muitos benefícios para a região onde está inserido. Falando especificamente da odontologia, a Asces garantiu o primeiro CEO de Caruaru, fazendo com que esta cidade fosse uma das pioneiras no Brasil a oferecer atendimento especializado em saúde bucal pelo SUS. E, ao longo destes anos, continua trazendo atendimento de alta qualidade aos caruaruenses.

Resultados do Programa Brasil Sorridente

• Criação dos CEO’s – Centros de Especialidades Odontológicas. Hoje, são 853 CEO’s em funcionamento e mais 100 em fase de construção;

• Criação dos Laboratórios de Prótese Dentária – hoje são 664 em funcionamento, levando reabilitação protética à população;

• Aumento, em 57%, no número de atendimentos odontológicos pelo SUS, sendo que na Região Nordeste este aumento foi de 86%;

Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2010

A pesquisa mostrou uma queda de 26% na incidência de cárie aos 12 anos entre 2003 e 2010. O Brasil passou a ser classificado como país com baixa incidência de cárie pela OMS; Entre 2003 e 2010, na população entre 35 e 44 anos, houve um aumento de 70% no número de dentes tratados, e queda de 45% no número de dentes extraídos por cárie.

Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000