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Faculdade Asces
  
Fies - Estudante: seja beneficiado com o Programa de Financiamento Estudantil - FIES

 

Prezados, informamos que os aditamentos contratos FIES 2017.1 estão disponíveis para confirmação pelo estudante, prazo limite 30/04/2017.

A confirmação do aditamento é realizada somente através do site: sisfiesportal.mec.gov.br, na opção aditamento de contrato.

Caso o estudante encontre dificuldades de confirmação por erro do sistema do MEC, este deverá entrar em contato com a central de atendimento FNDE através do 0800616161 e realizar abertura de demanda no site: www.fnde.gov.br no link fale conosco ou direto no link: http://mec.cube.callsp.inf.br/


O SisFies, plataforma através do qual o Governo Federal gerencia o Financiamento Estudantil (Fies), continua em manutenção. Por este motivo, a Faculdade Asces informa que está impossibilitada de efetivar os aditamentos de contrato para que os estudantes possam renovar o seu financiamento.

Até o momento, o sistema informatizado do Fies apresenta erro e não permite que a instituição libere o aditamento para o aluno cadastrado. Para prevenir maiores transtornos, o estudante deve realizar um processo chamado de abertura de demanda, na qual ele registra as dificuldades encontradas junto à plataforma, através do próprio site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ .

Até o momento, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil (FNDE) não informou quando a situação será normalizada. Enquanto isto, a Faculdade Asces está tomando as medidas cabíveis para que os discentes não sejam prejudicados.

Cursos que estão com os aditamentos disponíveis para confirmação:

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
  • ODONTOLOGIA
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • SAÚDE COLETIVA
  • SERVIÇO SOCIAL

Para os demais cursos, seguir o passo a passo abaixo

Passo a passo:

  1. O estudante deve acessar o portal do FIES ( http://sisfiesportal.mec.gov.br/ );
  2. Selecionar a aba “Contato”, localizada na coluna à esquerda;
  3. Clicar em “Envie uma mensagem”;
  4. Cadastrar seus dados - atenção pois este cadastro deve ser confirmado por email;
  5. Retornar a página e indicar que está tendo problemas para fazer o aditamento.
  6. Segue um modelo de mensagem a ser enviada:

Devido à Instituição de Ensino Superior não estar conseguindo realizar o aditamento conforme o "ERRO (E0314) O ADITAMENTO SOLICITADO NÃO ATENDE AOS PAR METROS ESTABELECIDOS NO SISFIES”, estou impossibilitado de renovar o meu financiamento.

Após isto, o estudante deve acessar regularmente o sistema através do seu cadastro para verificar o andamento da demanda

 


FIES

 

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Conheça o passo a passo para conseguir a realizar sua inscrição do Fies e ser beneficiado

Matriculado na Faculdade Asces o estudante poderá pleitear o financiamento em qualquer período e dia do ano, desde que a Faculdade tenha feito a adesão do Fies no semestre desejado e a Instituição tenha limite para contratação.

Por tanto:

As inscrições concluídas de 01 de Janeiro até 30 de Junho irão se referir ao 1º semestre.

As inscrições concluídas de 01 de Julho a 31 de Dezembro irão se referir ao 2º semestre.

Entre no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clique na opção (Inscreva-se no Fies) lado direito da tela.
Caso ainda não seja cadastrado, no lado esquerdo da tela clique na opção (Primeiro Acesso), para se cadastrar e aparecerá uma tela para preenchimento de dados:

Dica: Faça a inscrição com um email pessoal que você usa constantemente e gratuito. Não use o email da empresa onde trabalha ou email de um provedor pago, que pode ser cancelado posteriormente, pois você irá precisar do email para recuperar a senha, caso a esqueça. Além do mais você terá de aditar o contrato a cada semestre utilizando a sua senha.

Após entrar com a sua senha, você deverá inserir os dados cadastrais e depois conferir cuidadosamente tudo o que foi cadastrado, e clicar em (Gravar e Prosseguir) no final da tela. É interessante que o estudante observe a mensagem em vermelho apresentada sempre na tela inicial após prosseguir para o passo seguinte.

Nesta tela referente ao 2º passo, o estudante deverá incluir os membros do seu grupo familiar.
Dica: esta etapa é importante, pois a quantidade de membros do seu grupo familiar poderá definir a porcentagem máxima do seu financiamento.

Mas lembre-se: a CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento) da sua IES exigirá a documentação do grupo familiar.

Após preencher os dados, clicar em (Gravar e Prosseguir).

Na próxima tela, 3º passo, insira os dados do seu curso, instituição e o local onde está matriculado, além dos dados financeiros e termos do financiamento.

ATENÇÃO: Normalmente nesse 3º passo ocorre a maior parte dos erros na inscrição.

Leia atentamente as dicas a seguir:

Dica 1: um erro muito comum é confundir Semestralidade com Mensalidade.  O valor a ser colocado é o da Semestralidade. Se a inscrição depois de finalizada no último passo for confirmada com o valor errado, você não terá como alterá-lo, e terá de fazer uma nova inscrição após vencer o prazo desta.  

Dica 2: solicite junto à sua IES os valores da sua semestralidade SEM desconto, semestralidade COM desconto e Valor da semestralidade atual com desconto para não ocorrer este tipo de erro. Após confirmar todos os dados, clicar (Gravar e Prosseguir).

No 4º passo, você terá acesso a simulação do financiamento, para que tenha uma noção de quanto pagará pelo financiamento. O valor é baseado na mensalidade atual, sem nenhuma correção, mas serve para que tenha um indicativo de quanto pagará pelo financiamento. Após escolher o melhor dia para vencimento, clique em (Simular). Após a simulação, clique em (Prosseguir).

Aparecerá então o 5º passo, que lhe dará a oportunidade de escolher o banco e a agência do banco onde você deseja fazer a contratação. É importante ficar atento nestes dados, pois você não poderá modificar o banco depois de finalizar a inscrição. Caso opte pela Caixa Econômica, não poderá, em nenhuma hipótese, fazer a contratação no Banco do Brasil e vice versa.

Dica 3: Escolha de preferência uma agência onde moram seus familiares mais próximos, pois após assinado em uma agência, todas as renovações (aditamentos) terão de ser feitas nesta mesma agência.

6º Passo: nesta tela escolha o tipo de garantia do contrato, especificadas a seguir:

Fiança convencional: é prestada por pessoa física, não pode ser prestada por empresa.  E ao contrário do que alguns imaginam pode ser prestada por qualquer membro do grupo familiar, inclusive pai e mãe, desde que possua uma renda de o dobro da mensalidade e não possua restrição cadastral.

Fiança solidária: é a fiança prestada por grupos de 3 a 5 estudantes da mesma IES, que não podem ter relação de parentesco entre si.

Fundo garantidor: é o contrato sem Fiador. A garantia é dada por um fundo criado pelo governo federal para este fim.

OBS: Leia bem sobre a opção escolhida.

Dica 4: é comum confundir Fiança solidária com Fundo garantidor. São coisas totalmente distintas. Fiança solidária é constituída por um grupo de estudantes que se garantem uns aos outros. Fundo garantidor é que é o contrato sem fiança.

Dica 5: somente aparecerá a opção de Fundo Garantidor caso  você tenha direito, de acordo com os requisitos exigidos:
- Beneficiários do Prouni com bolsa parcial de 50%;
- Estudantes de cursos de licenciatura;
- Para os demais estudantes que tenham renda per capita comprovada (renda total bruta da família dividida pela quantidade de membros do grupo familiar) até um salário mínimo e meio.

Caso a opção tenha de ser a fiança tradicional, terá de preencher alguns dados do fiador para que possa prosseguir e aparecer a tela abaixo.

7º passo e último:
Você terá de imprimir e levar o mais rápido possível para a IES para que possa ser validada. Na IES será analisada a documentação caso todos os dados estejam corretos e a documentação completa é gerada um documento chamado DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) a ser levado ao banco e a agência de sua escolha.

Nesse documento constará o período para comparecimento ao banco, que deverá ser respeitado, pois não é possível sob hipótese nenhuma a prorrogação deste documento pela IES, caso o estudante venha a perder esse prazo terá de fazer uma nova inscrição.

Caso a sua IES não tenha limite financeiro para contratação do Fies, aparecerá a seguinte mensagem: Esgotado o limite financeiro da instituição de ensino. Neste caso é necessário que o estudante aguarde a liberação de um novo limite financeiro para prosseguir com a inscrição.
Caso a sua IES ainda tenha limite financeiro aparecerá a tela abaixo.  

ATENÇÃO: confira todos os dados, minuciosamente. Após confirmar a inscrição, não terá como alterá-los. Só poderá haver alteração se a CPSA da IES após o processamento da inscrição liberar o acesso para modificação dos dados.

Clique onde está a seta para imprimir o seu comprovante de inscrição. Atenção para o prazo máximo para levar o comprovante juntamente da documentação para a IES. Perdido o prazo indicado pelo sistema no ato da inscrição o estudante terá de fazer uma nova inscrição.

 


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