Portal Asces-Unita - A gente existe para mudar a vida das pessoas!  

Faculdade Asces
 
Projetos de Extensão - Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharias

Projeto

1. ADOÇÃO JURÍDICA DE CIDADÃOS PRESOS

Professores/as envolvidos/as

Maria Perpetua Socorro Dantas Jordão (Coord.)

Professores colaboradores:

Adrielmo Moura, Paula Rocha Wanderley, Kézia Lyra, Daniel Paixão, Saulo Amazonas, Xisto Valones, Arquimedes Melo,

Rodrigo Diego Diniz Souto

Atividades realizadas

O Projeto visa oferecer apoio jurídico na perspectiva de garantir o direito de defesa dos desprovidos de condições de contratar advogado. O Projeto oferece acompanhamento e orientação para acusados nas varas criminais, elabora peças processuais diversas na área penal em atendimento aos acusados, bem como participa em audiências e defesas no tribunal do júri. O atendimento é oferecido a cidadãos apenados da Penitenciária Juiz Plácido Domingos, da CENIP e da FUNASE.

 

Projeto

2. FAZENDO JUDÔ E SABENDO “VENCER

Coordenador (a)

PAULO FERNANDO VALOIS DE AZEVEDO

Descrição

Conhecer e estabelecer uma proposta metodológica para a prática do judô, que possibilite seu aprendizado de forma integral resguardando sua essência filosófica atrelado a uma prática de qualidade, que contribua para a formação integral dos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Educação Física da ASCES, bem como, dos alunos participantes do projeto.

 

Projeto

3. CINECIDADANIA

Professores/as Envolvidos/as

Wanda Medeiros, Orlando Rabelo e Perpétua Dantas

Descrição

O Projeto CineCidadania visa contribuir para a formação cidadã e o acesso à cultura por parte de segmentos mais desassistidos da sociedade, utilizando-se o cinema como um veículo de reflexão de temas que possam provocar a mudança de valores, de forma multidisciplinar e com a efetiva participação de discentes dos cursos envolvidos.  As atividades são desenvolvidas uma vez a cada mês junto aos seguintes públicos: menores da Fundação de Atendimento Sócio-educativo/FUNASE (CENIP e CASE) e do CAUD II/Centro de Acompanhamento a Usuários de Drogas, detentos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, e com idosos alojados na Casa dos Pobres, todos em Caruaru-PE. A equipe do Projeto desloca-se aos locais das atividades, levando o equipamento, os filmes, bem como lanche a ser servido ao longo da sessão de cinema, promovendo-se, ao final, um debate com o público sobre o filme exibido.

 

 

Projeto

4. ENVELHECER NO CÁRCERE

Professores/as Envolvidos/as

Orlando Rabelo E Wanda Medeiros

Descrição

O Projeto realiza atividades lúdicas e educativas para a população carcerária da terceira idade que se encontra na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru. O objetivo é reacender o sentimento de cidadania, e incentivar a ressocialização, trabalhando com estes idosos as suas perspectivas e visões de futuro. O grupo realiza regularmente confraternizações e eventos incluindo os participantes em uma realidade diferente com a qual eles estão acostumados.

 

Projeto

5. CINESOFIA

Professor Responsável

 Lucas Galindo

Descrição

O Projeto é desenvolvido em parceria com a Academia Caruaruense de Letras, no espaço Quintal da Academia e   busca promover o debate e reflexão junto a comunidade acadêmica e a Sociedade em Geral, por meio do Cinema e da arte. O intuito é fortalecer o papel da Asces, como Instituição de Ensino Superior e, como tal, responsável pela promoção da cultura e da disseminação do conhecimento.

 

Projeto

6 - Organização dos Estados Americanos

Professor Responsável

Emerson Francisco de Assis

Descrição

O projeto consiste na realização de exercícios de simulação de uma organização internacional, a Organização dos Estados Americanos (OEA). Seu foco principal é possibilitar que nossos estudantes exercitem suas habilidades profissionais, estudem e pesquisem o funcionamento da organização indicada e também a política externa dos países que representam durante a simulação.

O público externo do Projeto é composto por alunos do ensino médio, público e privado, do município de Caruaru que são convidados a conhecer uma das facetas da profissão do internacionalista e entender como se processam os debates sobre amplas questões de Direitos Humanos no âmbito das relações internacionais. Isso é possível porque é vivenciada a experiência de uma assembléia, onde é possível compreender o funcionamento das organizações internacionais, especialmente da Organização dos Estados Americanos (OEA), sua estrutura organizacional e seus principais órgãos.

 

Projeto

7 - EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Professor Responsável

Miguel Otávio Barreto campelo de Melo

Descrição

O Projeto visa conscientizar setores industriais e comerciais no município de Caruaru sobre a importância da eficiência energética e da conservação da energia nos sistemas produtivos. Desenvolvido por meio da realização de palestras e workshops em algumas indústrias, comércio abordando vantagens da eficiência energética e apresentando algumas soluções e mudanças de processos e atitudes que contribuem para uma redução dos custos operacionais e para a melhoria da sustentabilidade ambiental

 

Projeto

8 - DESCARTE DE MEDICAMENTOS

Professores/as Envolvidos/as

Ângela Maria Coelho de Andrade e Luiza Feitosa Cordeiro de Souza ( coordenadoras)

Cláudio Emanuel de Oliveira e Risonildo Pereira Cordeiro (colaboradores)

Descrição

O Projeto visa desenvolver ações preventivas e de minimização da contaminação do meio ambiente por compostos presentes em medicamentos e insumos farmacêuticos. Este tipo de resíduo, em pequenas concentrações, pode causar danos irreversíveis a diferentes tipos de seres vivos, como plantas e animais. A população em geral pode ingerir alimentos e\ou água contaminada, independente da sua classe social ou escolaridade. Com isto, pretende-se: sensibilizar a população da Cidade de Caruaru, para os efeitos deste resíduo no meio ambiente; apresentar as formas corretas de descarte no meio ambiente; e desenvolver alternativas de tecnologias de tratamento ou redução do grau poluidor deste resíduo. Principais ações: avaliação do comportamento da população na prática de aquisição, armazenamento e descarte de medicamentos; implementação de coletores adequados no âmbito da Faculdade e áreas públicas; divulgação de maneiras corretas de descarte dos mesmos; e monitoramento das caixas de coleta.

 

Projeto

9 - (IN) DEPENDÊNCIA

Professores/as Envolvidos/as

Fernanda Luma

Descrição

- O projeto visa desenvolver ações socioeducativas que auxiliem na prevenção e redução de danos das dependências químicas e não química no município de Caruaru-PE. As açÔes acontecem por meio de espaços para:

- Difusão do conhecimento que propicie a reflexão acerca do uso das drogas junto a rede socioassistencial de Caruaru;

- Mobilização da comunidade acadêmica, de escolas públicas e programas sociais, por meio da realização de campanhas para alertar sobre o tema das drogas;

- Sistematização das reflexões por meio de estudos e pesquisas acadêmicas sobre dependência química, estimulando o trabalho interdisciplinar entre discentes e docentes.

 

Projeto

10 - FORMAÇÃO E PRÁTICA EM SERVIÇO SOCIAL

Professores/as Envolvidos/as

Ana Mircéia Saldanha

Descrição

O Projeto objetiva desenvolver articulação da Faculdade ASCES com os supervisores de campo das instituiçôes conveniadas para o estágio e outros profissionais da região por meio do processo de formação permanente. Bem como busca fortalecer a aproximação dos discentes com a prática profissional do Serviço Social.

 

Projeto

11 - "CONHECENDO A PREVIDÊNCIA: construção da cultura previdenciária"

Professores/as Envolvidos/as

Osório Chalegre

Marcela Proença

Descrição

O Projeto objetiva desenvolver açÔes educativas junto aos conselheiros dos Regimes Próprios de Previdência Social-RPPS, de maneira a capacitar os respectivos segurados para o exercício pleno e eficaz da participação social, perseguindo, com isso, uma administração mais democrática e transparente.

 

Projeto

12 - "CONHECENDO A PREVIDÊNCIA: construção da cultura previdenciária"

Professores/as Envolvidos/as

Luiz Gustavo SimÔes Valença de Melo

Katherine Lages Contasti

Descrição

O projeto visa capacitar mulheres, lideranças comunitárias, para atuar com multiplicadoras de orientaçÔes acerca dos direitos das mulheres e sua violação a quem da comunidade necessite de apoio no enfrentamento à violência. Promovendo: formação dos/as discentes na perspectiva da educação popular, em gênero, direitos das mulheres e violência, para que reflitam o ensino do Direito sob tais perspectivas; capacitação de mulheres, lideranças, para reconhecimento de direitos juridicamente assegurados, suas violaçÔes e mecanismos jurídicos de prevenção e reparação; estimulando as mulheres, lideranças, para que exerçam a condição de multiplicadoras e orientadoras, junto à organização que representam, na promoção e defesa de direitos, fiscalizando as políticas públicas.

 

Projeto

13 - FAZENDO JUDÔ E ENSINANDO A "VENCER"

Professores/as Envolvidos/as

PAULO FERNANDO VALOIS DE AZEVEDO

Descrição

Conhecer e estabelecer uma proposta metodológica para a prática do judô, que possibilite seu aprendizado de forma integral resguardando sua essência filosófica atrelado a uma prática de qualidade, que contribua para a formação integral dos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Educação Física da ASCES, bem como, dos alunos participantes do projeto.


Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000