Portal Asces-Unita - A gente existe para mudar a vida das pessoas!  

Faculdade Asces

07/11/2017

A trajetória da Biomedicina e sua importância para a sociedade

Confira a entrevista com o coordenador do curso de Biomedicina, Franklin Magalhães

Em conversa, o professor e coordenador do curso de Biomedicina da Asces-Unita, Franklim Magalhães, fala da importância e da necessidade do biomédico tanto a nível nacional quanto regional, o papel do profissional e as especializações na área.

A importância...

A primeira necessidade era ter professores para o curso de biomedicina, porque os médicos tem uma formação técnica. Daí tinha a necessidade de ter professores para o curso de biomedicina. Não apenas médicos ensinando médicos, principalmente aquelas áreas que a gente considera como áreas gerais, básicas da área medica. Então, não existia profissional com o perfil para realizar pesquisa e que tivesse também um conhecimento da área biomédica. Existia o biólogo, mas ele não tina uma formação que dialogasse com essas duas áreas, tanto na área de medicina como na área de biologia. O biomédico foi criado para formar professores para o curso médico. Posteriormente essa necessidade foi diminuindo, surgiram cursos e pós-graduação. O biomédico passou a atuar tanto na área de Radiologia quanto na área de Análises Clínicas. A área de Radiologia foi diminuindo por causa dos cursos técnicos. Mas o curso de biomedicina não está só restrito a Análises Clínicas, essa é área geral para todo biomédico. Mas existem especializações voltas para a área de reprodução humana, engenharia biomédica, biologia molecular, acupuntura, estética, bromatologia que é a análise do ambiente, água, ar e alimentos; banco de sangue, toxologia, sanitarista. Hoje temos 37 áreas de habilitação da biomedicina. A Biomedicina se expandiu e está intrínseca em todas as áreas da saúde.

 

Na nossa região...

A nossa região tem a mesma preocupação que a nível nacional, a Biomedicina tem um grande desafio de avançar com estudos na área médica. A medicina evolui graças aos estudos avançados da biomedicina, na área de vacina, terapia, novos desenvolvimentos e equipamentos médicos, instrumentos robotizados, órgãos artificiais, trabalhos com células troncos e na maioria das vezes são serviços que não são realizados pelo médico, uma vez, que este não se aprofunda nessas áreas de ciência, investigação e desenvolvimento. Enquanto que grande parte do trabalho biomédico vai para essa área de desenvolvimento.  

Área da gestão...

O curso de biomedicina da Asces-Unita tem um ciclo que é comum e é exigido pelo regimento da lei que rege a biomedicina. Áreas como anatomia, fisiologia, bioquímica, citologia, histologia, embriologia. O nosso curso investiu na área tecnológica como engenharia biomédica, de informática, como também na área de saúde pública, epidemiologia, e outras disciplinas. Como já foi dito, a nossa principal área é a das análises clínicas. Paralelo a isso, os nossos alunos também podem optar por outras cinco áreas de habilitação, nas disciplinas inseridas na grade curricular. Há convênio com Hemope, hospitais da rede pública do estado e hospitais privados, o ICIA. Quem dá a habilitação é o Conselho Regional de Biomedicina.

O curso de biomedicina foi criado em 2004 e de lá pra cá virou um polo de saúde para Caruaru e região. Temos orgulho em dizer que temos egressos concursados que atuam na própria região. Diferente de outras pessoas que vem de outra região, ou seja, ele conhece as necessidades da comunidade local.

Campanhas...

A biomedicina tem alguns projetos de extensão que trazem um benefício grande a população. Tem o projeto Doação em Ação que dá importância a doação de sangue; Prevenção de câncer do colo do útero, desde o diagnóstico até a educação. Existe a Residência Multiprofissional ao Câncer. Temos de fato, um diferencial a nível de Nordeste.

Intercâmbio ...

Existem várias universidades que realizamos intercâmbio com os nossos alunos.  Espanha, Itália são algumas destas. Existe projetos e políticas governamentais na Austrália. Existe uma política estabelecida de intercâmbio não só para o curso de biomedicina mas para todos os cursos da nossa instituição de ensino.

Vantagens e Desafios para o futuro profissional...

O profissional de biomedicina enfrenta a mesma dificuldade que todos os profissionais da área de sáude. O modelo do SUS está sendo colocado a prova. É carente de investimento e de atenção por parte dos governantes. Existe um relativo sucateamento das instituições públicas, mas é um modelo de saúde exemplar para o mundo. Vários políticos e gestores de outros países já vieram ao Brasil entender como é que funciona esse modelo de saúde. Na teoria o SUS é mais abrangente, rico e complexo do que realmente é, do que realmente está instalado.  Mas o que está implantado é um diferencial em relação aos outros países. Ele presta a atenção a comunidade desde o processo de prevenção. Saiu recentemente no Jornal New York Times que a Biomedicina é uma das profissões mais procuradas na área de saúde.

Divulgação...

Por ser uma profissão muito nova, a divulgação dos profissionais se faz mais do que necessário. Muita gente ainda desconhece a importância do papel e do potencial que esses profissionais tem. Existem os conselhos federais e regionais de biomedicina que dão todo suporte e apoio na expansão de estudos voltados a área de Biomedicina.  Vale lembrar que o dia do biomédico é 20 de novembro.

Níveis...

Depois da formação na Graduação em Biomedicina, o aluno pode fazer várias especializações voltados a área, além de Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado. Minha formação foi em 1999 e desde então, na minha turma já foram formados diversos doutores na área Biomédica.

Dica para quem quer ser biomédico...

A biomedicina não existe um perfil. Existe a parte de informática, engenharia Genética. A Biomedicina voltada para peritos criminais pode atuar na liderança que é na área administrativa como também na área de gestão. Esse profissional tem que ter uma afinidade com a área de saúde, mas é um curso muito versátil, existe várias áreas de atuação e o aluno decide aonde quer atuar.

Pesquisas cientificas...

A Asces- Unita investe em pesquisa desde o tempo de faculdade e agora como Centro Universitário expandiu consideravelmente. Existe o GPESP que foi o primeiro grupo institucionalizado para pesquisa em saúde pública. Existe também a pesquisa em Patologia; prêmios em congressos, nacionais e internacionais; em Biotecnologia que são estudos em genética no Centro Ageu Magalhaes. Aliás, temos três alunos fazendo estudo de pesquisa com bolsa no Centro Ageu Magalhães. Estudos de pesquisa na UFPE, no Oswaldo Cruz, projetos no curso de Farmácia que é pioneiro na região. Ou seja, isso é uma prática semestral com todos os nossos alunos.

Depois da graduação...

Uma vez que o aluno conclui a formação há todo um acompanhamento da instituição, há um diálogo pelas redes sociais e quando há necessidade eles vem a coordenação tirar suas dúvidas.

Estágio...

A partir de 2018 haverá uma nova dinâmica curricular. Será a mesma formação na área básica curricular e capacitamos nossos alunos além das Análises Clínicas. Haverá estagio na área de saúde pública. O aluno terá a capacidade de escolher uma área e haverá uma capacitação.

Bolsas...

Nós temos bolsas em iniciação científica, já para quem tem aptidão em docência há as monitorias, bolsas para atletas; ou seja, há uma inserção ampla. Também há bolsas para teatro, coral, e áreas administrativas.

 

 

 

 


Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000