INICIA

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) é uma atividade de investigação, realizada por estudantes de graduação, no âmbito do desenvolvimento de projeto de pesquisa, orientada por pesquisador qualificado, que visa aprimorar a competência científica do estudante, permitindo maior troca de informações entre esses e os professores, constituindo-se, portanto, em um canal de auxílio para a formação do estudante e para a produção científica.

O conjunto de princípios, compromissos, estratégias, normas e incentivos para o desenvolvimento da IC na Faculdade ASCES constitui o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ASCES, designado pela sigla INICIA.

São objetivos do INICIA:

I – Reforçar o desenvolvimento da mentalidade científica, crítica e investigativa dos estudantes;
II – Promover o interesse pela pesquisa, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação;
III – Familiarizar o estudante com todas as etapas de uma investigação científica, incluindo a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como o processo de superação de dificuldades e solução de problemas;
IV – Colaborar para a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento da região;
V – Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, consolidando grupos e linhas de pesquisa;
VI – Fortalecer a produção do conhecimento científico na ASCES;
VII – Contribuir para a formação de profissionais com perfil para programas de pós-graduação stritu senso.

Para atingir seus objetivos, o INICIA dispõe das modalidades:

I – Bolsista - Iniciação Científica com incentivo financeiro para o estudante, fornecido na forma de:

a.      Bolsas da própria ASCES;
b.     Bolsas de órgãos de fomento ou de empresas parceiras (incluindo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpQ) – PIBIC.

II – Voluntário - Iniciação Científica sem bolsa para o estudante.

A participação em programa de IC se efetiva por meio de processo seletivo, no qual professores da ASCES submetem projetos de pesquisa e indicam os estudantes que consideram em condições de desenvolvê-los sob suas orientações. Esse processo seletivo é regido por termos que são publicados em Editais específicos.

Links e Downloads

Iniciação Científica (IC) - Relatório Final