Fies - Transferência de IES/Curso

Como faço para pedir a transferência?

Você faz o pedido pelo site Sisfiesportal no módulo de aditamento na opção transferência. As faculdades de origem e de destino têm cinco dias cada uma para validar a transferência. A faculdade de destino não é obrigada a aceitá-lo com o Fies.

Posso transferir de curso quantas vezes e qual o prazo máximo para fazer a transferência de curso?

A mudança de curso pode ser feita uma única vez, durante todo o tempo de utilização do Fies, e terá de ser feita até 18 meses passados do início do semestre de contratação, não importando o dia da assinatura. Contratos assinados no 1º semestre, o prazo começa a contar a partir de 01 de Janeiro, e para o 2º semestre, a partir de 01 de Julho. A transferência de faculdade sem mudança de curso pode ser feita a qualquer tempo.
Na transferência de IES o estudante realiza a transferência acadêmica pagando a primeira matrícula, Após realizar a renovação e vier o repasse para a instituição o valor é imediatamente ressarcido ao estudante.

Suspensão do Fies

Regulamentação:

Todo estudante beneficiário do Fies tem direito a fazer a Suspensão (trancamento) do Fies. Esta suspensão só pode ser feita uma única vez e por até dois semestres consecutivos.

O procedimento para a Suspensão de todos os contratos é o seguinte:

1) O estudante solicita no site: sisfiesportal.mec.gov.br/, a suspensão e avisa para a CPSA sobre esse pedido;
2) A CPSA tem de validar a suspensão em até 5 dias;
3) Caso não seja validada a suspensão dentro do prazo, o processo terá de ser novamente iniciado.

Renovação do Fies:

Agora é condicionada ao pagamento dos juros trimestrais e a idoneidade cadastral do fiador. De acordo com a portaria 20 de 16/08/2013, a renovação do Fies (aditamento) só poderá ser feita caso o estudante esteja em dia com o pagamento das parcelas trimestrais de juros do Fies. E para os contratos que tem a garantia de fiança convencional, o fiador terá de ter idoneidade cadastral.

Essa alteração na lei valerá tanto para o aditamento Simplificado quanto para o aditamento Não Simplificado, ou seja, em alguns casos não será nem ao menos permitido emitir o DRM (Documento de Regularidade de Matrícula) no site Sisfies, até a regularização da pendência.