Conheça os novos cursos:

Especialização em Técnicas em Unidade de Terapia Intensiva – UTI (Novo)

Na busca da integralidade em saúde, a categoria norteadora do currículo deste curso de especialização será “Assistência ao paciente critico em unidade de terapia intensiva na perspectiva de Linha de Cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica”, consideradas prioritárias para o Ministério da Saúde. Para desenvolver progressivamente os conteúdos e processos que objetivam a compreensão dessa categoria norteadora o curso está estruturado em Três eixos temáticos, sendo cada um destes, composto por unidades temáticas, como descritas na matriz curricular.

O itinerário formativo levará em consideração as situações problemas trazidas pelos alunos considerando os cenários em que atuam favorecendo um sistema de trocas, diálogo e interação entre os diferentes atores da ação pedagógica (docentes, estudantes, trabalhadores e usuários).

Os eixos serão transversalizados pelas diretrizes da Política Nacional de Atenção às Unidades de Terapia intensiva e do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo bases conceituais e práticas no que se refere à gestão, atenção e formação.

O curso será organizado em 450 horas, seguindo a resolução nº 6 de 20 de setembro de 2012 do Ministério Nacional de Educação corroborando com as diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio de 2013 que recomenda que a especialização técnica deverá ter o mínimo de 25% da carga horária do curso ao qual está vinculado.

Essa carga horária será distribuída em horas de concentração e horas de dispersão. As horas de concentração serão desenvolvidas através de atividades presenciais para o conjunto de alunos do curso. As horas de dispersão serão destinadas à realização de atividades de campo, individuais ou grupais, buscando a reflexão dos eixos temáticos na interface com a atuação profissional de cada aluno.

Duração: 18 meses

Atuação: Hospitais, clínicas, postos de saúde.

 

Técnico em Análises Clínicas (Novo)

O Técnico em Análises Clínicas deverá ser um profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades no que diz respeito à coleta, preparo e processamento das amostras biológicas. Pautado dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios éticos, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde, na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio.

A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional, boa comunicação oral e escrita, organização, dinamismo, habilidades para trabalhar em equipe, segurança, humildade e profissionalismo. Profissional habilitado para trabalhar com as recentes inovações tecnológicas e científicas disponíveis para o segmento.

O atual grau de desenvolvimento e a diversificação dos conhecimentos e tecnologias na área diagnóstica, além de não mais permitirem a inserção de trabalhadores não qualificados, impõem que a formação técnica contemple competências que permitam responder com acuidade científica e responsabilidade ética, política e social às demandas e necessidades da população.

Duração: 2 anos

Atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde, laboratórios de Análises Clínicas.

 

Técnico em Saúde bucal

O profissional com esta formação atua na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando a população quanto à escovação e aplicação de flúor. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Duração: 2 anos

Atuação: Clínicas ou consultórios odontológicos, Sistema Único de Saúde.

 

Técnico em Estética

Trata do embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Seleciona e aplica procedimentos estéticos, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente. Orienta sobre ações de proteção à saúde cutânea.

Duração: 2 anos

Atuação: Clínicas estéticas, clínicas médicas, hotéis, academias, spas e domicílios.

 

Técnico em Enfermagem

Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

Duração: 2 anos

Atuação: Hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

 

Técnico em Massoterapia

Aplica manobras de massagem ocidental, oriental shiatsu e de reflexologia podal, visando ao bem-estar físico, ao relaxamento de tensões e ao alívio da dor. Realiza procedimentos de massoterapia estética e desportiva. Identifica e seleciona as técnicas indicadas às diferentes necessidades do cliente. Aplica drenagem linfática, quando indicada por prescrição médica ou fisioterapêutica.

Duração: 2 anos

Atuação: Clínicas de reabilitação, clínicas estéticas, associações desportivas, hospitais, unidades básicas de saúde e domicílios, centros de atendimento a idosos e casas de repouso

 

Técnico em Farmácia

Identifica e classifica os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, suas composições e técnicas de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque e matérias–primas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Orienta o cliente sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Duração: 2 anos

Atuação: Drogarias, postos de saúde e de medicamentos, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, unidades básicas de saúde, hospitais, distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

 

Técnico em Citopatologia

Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório referentes aos exames microscópicos e avaliação de amostras de tecidos e células, utilizados no diagnóstico de tumores e lesões. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Duração: 2 anos

Atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde, laboratórios de citopatologias.

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *