Conheça os novos cursos:

Especialização em Técnicas em Unidade de Terapia Intensiva – UTI (Novo)

Na busca da integralidade em saúde, a categoria norteadora do currículo deste curso de especialização será “Assistência ao paciente critico em unidade de terapia intensiva na perspectiva de Linha de Cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica”, consideradas prioritárias para o Ministério da Saúde. Para desenvolver progressivamente os conteúdos e processos que objetivam a compreensão dessa categoria norteadora o curso está estruturado em Três eixos temáticos, sendo cada um destes, composto por unidades temáticas, como descritas na matriz curricular.

O itinerário formativo levará em consideração as situações problemas trazidas pelos alunos considerando os cenários em que atuam favorecendo um sistema de trocas, diálogo e interação entre os diferentes atores da ação pedagógica (docentes, estudantes, trabalhadores e usuários).

Os eixos serão transversalizados pelas diretrizes da Política Nacional de Atenção às Unidades de Terapia intensiva e do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo bases conceituais e práticas no que se refere à gestão, atenção e formação.

O curso será organizado em 450 horas, seguindo a resolução nº 6 de 20 de setembro de 2012 do Ministério Nacional de Educação corroborando com as diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio de 2013 que recomenda que a especialização técnica deverá ter o mínimo de 25% da carga horária do curso ao qual está vinculado.

Essa carga horária será distribuída em horas de concentração e horas de dispersão. As horas de concentração serão desenvolvidas através de atividades presenciais para o conjunto de alunos do curso. As horas de dispersão serão destinadas à realização de atividades de campo, individuais ou grupais, buscando a reflexão dos eixos temáticos na interface com a atuação profissional de cada aluno.

Duração: 18 meses

Atuação: Hospitais, clínicas, postos de saúde.

 

Técnico em Análises Clínicas (Novo)

O Técnico em Análises Clínicas deverá ser um profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades no que diz respeito à coleta, preparo e processamento das amostras biológicas. Pautado dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios éticos, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde, na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio.

A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional, boa comunicação oral e escrita, organização, dinamismo, habilidades para trabalhar em equipe, segurança, humildade e profissionalismo. Profissional habilitado para trabalhar com as recentes inovações tecnológicas e científicas disponíveis para o segmento.

O atual grau de desenvolvimento e a diversificação dos conhecimentos e tecnologias na área diagnóstica, além de não mais permitirem a inserção de trabalhadores não qualificados, impõem que a formação técnica contemple competências que permitam responder com acuidade científica e responsabilidade ética, política e social às demandas e necessidades da população.

Duração: 2 anos

Atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde, laboratórios de Análises Clínicas.

 

Técnico em Saúde bucal

O profissional com esta formação atua na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando a população quanto à escovação e aplicação de flúor. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Duração: 2 anos

Atuação: Clínicas ou consultórios odontológicos, Sistema Único de Saúde.

 

Técnico em Estética

Trata do embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Seleciona e aplica procedimentos estéticos, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente. Orienta sobre ações de proteção à saúde cutânea.

Duração: 2 anos

Atuação: Clínicas estéticas, clínicas médicas, hotéis, academias, spas e domicílios.

 

Técnico em Enfermagem

Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

Duração: 2 anos

Atuação: Hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

 

Técnico em Massoterapia

Aplica manobras de massagem ocidental, oriental shiatsu e de reflexologia podal, visando ao bem-estar físico, ao relaxamento de tensões e ao alívio da dor. Realiza procedimentos de massoterapia estética e desportiva. Identifica e seleciona as técnicas indicadas às diferentes necessidades do cliente. Aplica drenagem linfática, quando indicada por prescrição médica ou fisioterapêutica.

Duração: 2 anos

Atuação: Clínicas de reabilitação, clínicas estéticas, associações desportivas, hospitais, unidades básicas de saúde e domicílios, centros de atendimento a idosos e casas de repouso

 

Técnico em Farmácia

Identifica e classifica os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, suas composições e técnicas de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque e matérias–primas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Orienta o cliente sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Duração: 2 anos

Atuação: Drogarias, postos de saúde e de medicamentos, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, unidades básicas de saúde, hospitais, distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

 

Técnico em Citopatologia

Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório referentes aos exames microscópicos e avaliação de amostras de tecidos e células, utilizados no diagnóstico de tumores e lesões. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Duração: 2 anos

Atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde, laboratórios de citopatologias.

 

15 Comments

  1. 6tjc

    I started using Tribuss for a month, now i am using Odimune. I have problem with acid before I started the medication, I just find out that I have ulcers. I want to know if this is side effect and i have been using ulcer treatment for 3wks but I still…

  2. b6p2

    sorry but that letter just sounds like it’s full of excuses. It’s a good thing that someone finally gets our emotions stirred because there is truth in it. As the cliche saying goes, you have to be cruel to be kind. Hopefully everyone sees the light in…

  3. human hair weave

    I love to bring my human hair weave. and they’re perfect. Based on my experiences, they can be durable and pleasant. I’m a busy mother with two toddlers, so I am all about convenience, ease, and not so substantially into fashion, but I feel they may…

  4. 437028

    I read once ( about 8 years ago). That technology is a great tool, but it wont replace learning fundamentals. Some of these kids never had to write notes. Different world we live in now huh?

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.